Região Autónoma da Madeira


Geografia

Com uma área total de 796,8 km2, o Arquipélago da Madeira é constituído pelas ilhas da Madeira e Porto Santo, Desertas, Selvagens e outros ilhéus. Está localizado no Oceano Atlântico, a aproximadamente 980 km (1 hora e 30 minutos de avião) de Lisboa e a 976 km (1 hora e 40 minutos de avião) do arquipélago dos Açores. Apenas as ilhas da Madeira e Porto Santo estão habitadas.  
A sua posição geográfica e orografia permitem que o clima seja agradável e a temperatura atmosférica oscile habitualmente entre os 17ºC e os 25ºC.
A temperatura média do mar também é agradável ao longo do ano, variando entre os 17ºC e os 22ºC. A capital da Madeira é o Funchal, sendo a sua população de 112.000 habitantes e de 267.785 habitantes em todo o seu território.

História

Descoberta em 1419 por navegadores portugueses, a Madeira foi a primeira região a ser povoada por Europeus, marcando o início da colonização do mundo.
Durante o século XV, o Funchal tornou-se um ponto de paragem obrigatório das rotas comerciais europeias, como resultado do povoamento pelos portugueses que investiram na produção agrícola, introduzindo a cultura da cana-sacarina. A produção do Açúcar, na época conhecido por “ouro branco”, permitiu à Madeira adquirir arte e objetos de luxo dos melhores que havia na Europa e que hoje enriquecem os museus.
A cultura da vinha, que floresceu nos séculos XVII e XVIII, substituindo a cultura do açúcar na economia regional, levou importantes mercadores ingleses a se instalarem no Funchal, onde controlavam o comércio com a Inglaterra, a América do Norte e as Antilhas.
A partir do século XIX, a Madeira começou a ser procurada enquanto destino terapêutico por muitas famílias aristocratas europeias, que fixavam aqui residência temporária, sendo este o início da atividade turística na Madeira.
A partir de 1976, a Madeira passou a ser uma Região Autónoma da República Portuguesa.

Turismo

A Região da Madeira pelas suas características particulares, em que combina o clima ameno, com a cidade, o mar e a montanha, proporciona ao visitante inúmeras oportunidades de cultura, lazer, prática de desporto, atividades na natureza e diversão.
O Funchal apresenta-se como uma cidade moderna, segura, com muitos locais de interesse em termos de história, museus, festivais temáticos e com uma grande diversidade de restaurantes e locais típicos, para explorar e deixar-se envolver.
Com uma gastronomia variada e saudável, salientam-se o popular bolo do caco, a espetada e o peixe fresco (espada preta, atum…). Após o jantar, uma passagem pelos bares da cidade onde se pode apreciar as bebidas tradicionais, como por exemplo a poncha ou o clássico vinho madeira é passagem obrigatória, a caminho das discotecas locais.
O cartaz turístico da região inclui diversos eventos que decorrem durante todo o ano, como as Festas de Carnaval, a Festa da Flor, o Festival do Atlântico, a Festa do Vinho, o Festival de Colombo, o Festival da Natureza, as Festas de Fim de Ano e ainda as festas populares que têm lugar no verão, um pouco por toda a Região.
As características geográficas e climatéricas da Madeira e Porto Santo permitem a prática de inúmeras atividades ao ar livre, nomeadamente asa delta, parapente, passeios de barco, observação de cetáceos, mergulho, pesca desportiva, surf, windsurf, canyoning, escalada, golfe, karting e trilhos de montanha ou passeios a pé pelo impressionante verde da floresta Laurissilva, classificada pela UNESCO, como Património Natural Mundial da Humanidade.

[Imagem]
[Imagem]
Nome
DRJ   |   Direção Regional de Juventude
Caracterização
Tipo de Organização: Organismo público
Âmbito de Atuação: Juventude
Responsável
Nome: Carlos André Camacho Alves
Contactos
Telefone: 291203830
Correio Eletrónico: juventude@madeira.gov.pt
Endereço
Morada: Rua dos Netos, n.º 46
Código Postal: 9000-084
Território: Região: Região Autónoma da Madeira    Ilha: Madeira    Concelho: Funchal   
Website e Redes Sociais
Não existe documentos disponíveis!
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.